segunda-feira, janeiro 14, 2008

Truques infalíveis para ganhar vitalidade

Há uma série de pequenos prazeres cotidianos que, além de alegrar a vida, revitalizam o organismo, estimulam a mente e fazem bem à saúde. Experimente-os e se surpreenda!.

Para uma pessoa ser feliz e saudável, não precisa gastar muito. Pelo menos, não a exorbitância que alguns desembolsam por um pouco de prazer e bem-estar.

Quem tem os sentidos mais apurados, sabe que a vida está repleta de "ofertas" que melhoram a saúde do nosso corpo e de nossa mente. E o melhor: por muitas delas não é preciso pagar nada.

A vitalidade, entendida não como uma explosão de energia ou uma euforia "anfetamínica", mas como algo constante e sereno, que permite que as pessoas ajam com alegria e sem desgaste, pode ser obtida por meio de diversas fontes. Só é preciso saber onde procurar.

Todos buscam a "fórmula mágica" para encarar o dia com disposição e chegar ao fim dele sem ter um ataque nervos. Mas muitos acabam acreditando que este é um luxo ao alcance de poucos. Talvez porque estejam buscando o segredo da felicidade no lugar errado.

Aqui, algumas sugestões para fazer o coração vibrar e encher sua vida de energia:.

- Procure o que a deixa feliz.

Quando estiver esgotada, aborrecida e desinteressada pelo que está à sua volta, repasse os elementos, situações e atividades que costumam encher sua vida de alegria.

Viajar, trabalhar em equipe, estar em contato com a natureza, dançar, ajudar os outros... Utilize qualquer coisa que seja parte do seu repertório de vivências e a faça "vibrar" como referência para seu projeto de vida. Esses recursos é que carregarão você de energia e entusiasmo.

Se isso não surtir efeito, é porque chegou a hora de ir atrás de novas experiências e horizontes.

- Ouça o silêncio.
Você alguma vez tentou perceber aquilo que o filósofo indiano Jiddu Krishnamurti definiu como "uma qualidade sutil que reside além do barulho das palavras"?. O estilo de vida ocidental parece mais predisposto à vertigem e à estridência que ao sossego e a ausência de sons. Mas, mesmo assim, é possível buscar momentos e espaços para ouvir a "profunda música do silêncio".

Se, durante o dia, você vive cercada de barulho, procure, em algum momento do seu dia, apaziguar a sua mente. O silêncio é um bálsamo que ajuda a descarregar as tensões e a recuperar a energia vital.

- Tome sol e ar.
Muitas pessoas ficam mais tristes e deprimidas nos meses do ano em que há menos horas de luz ou a irradiação solar é mais baixa. Passear num dia sol não só ajuda o organismo sintetizar mais vitamina D como também levanta o ânimo e dá disposição.

Segundo um estudo da Universidade de Michigan, passar pelo menos 30 minutos diários fora de casa num dia ensolarado melhora a memória e a criatividade. Além disso, reduz os riscos de depressão e tédio.

Caminhe regularmente pelo campo ou num parque mais próximo. Logo você vai se sentir mais revigorada.

- Areje sua casa.
É importante renovar o ar dos espaços fechados de sua casa para evitar que os germes se proliferem e substâncias tóxicas se acumulem.

Todos os dias, mantenha as janelas abertas por pelo menos dez minutos. Além disso, perfume os ambientes mais movimentados com incenso, folhas aromáticas ou algo do gênero. A fragrâncias de menta, baunilha e alfazema melhoram o humor. Essas recomendações também valem para o seu escritório.

Colaboração Mary

1 comentários:

osrevni disse...

E eu que insisto na "solução café"...


Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Supported by Free Ebooks. Powered by Blogger